Único
Sinopse: Rhodopis, um conto egípcio, é popularmente rotulado como a mais antiga ou primeira história de Cinderela. O conto foi registrado pela primeira vez pelo historiador grego Strabo no primeiro século a.C./d.C. e é geralmente considerado vagamente baseado em uma pessoa real escrita por Heródoto quinhentos anos antes da época de Strabo. Rhodopis também apareceu na Varia Historia de Aelian (13.33) por volta dos séculos II e III d.C. O conto foi popularizado como uma Cinderela egípcia durante o século XIX com várias recontagens literárias.
Tanto o conto de Estrabão (ou, Estrabo), quanto a anedota de Eliano, são os originais traduzidos - com salvas mudanças de formatação.
Domínio Público • Conto • Anedota • Clássico • Antigos
Capítulos
O Conto de Estrabão: Rhodopis ao ir se banhar, teve uma de suas sandálias douradas apanhada por uma águia, que levou seu calçado para bem longe no horizonte. Ao mesmo tempo que o Rei, o faraó, estava a administrar julgamentos. Ao término de uma audiência, do bico da águia, caiu-lhe sobre seu colo, a delicada sandália de Rhodopis.
>>> Leitura: O Conto de Rhodopis - por Estrabão.
A Anedota de Eliano: Em uma breve narrativa, Eliano prende a atenção, apesar das poucas palavras ao contar a história de Rhodopis. A experiência de ler o conto e complementar com a anedota traz a sensação de enriquecimento para a compreensão do texto. Os detalhes exclusivos apresentados na anedota; tais como o nome do faraó, a maneira que as sensações são experimentadas e a decorrência dos fstos; deixam a história ainda mais maravilhosa.
>>> Leitura: A Anedota de Rhodopis - por Eliano.
Uma outra versão resumida de Rhodopis: Brevemente contada, em uma outra anedota, narra-se o acontecimento mais importante das vidas de Rhodopis e o rei que a tomou por esposa.
>>> Leitura: Uma outra versão resumida de Rhodopis.
Anexos
Referências Bibliográficas: Listagem de todo o conteúdo utilizado para fins de pesquisas e extração para a composição de Rhodopis, um antigo conto egípcio.
>>> Conferir: Referências Bibliográficas.
>>> Rhodopis - O Conto.